segunda-feira, 27 de junho de 2011

Google libera no Brasil função que busca termos enquanto usuário digita

  • Google Instant busca termo conforme usuário vai digitando; recurso será habilitado aos poucos
    Google Instant busca termo conforme usuário vai digitando; recurso será habilitado aos poucos
Apresentado em setembro do ano passado, o Google liberou nesta terça-feira (14) o serviço Instant para os usuários brasileiros do site de buscas. Com este recurso, a empresa promete tornar as buscas dos usuários até 5 segundos mais rápida. O anúncio foi feito no evento Inside Search, realizado pela empresa em San Francisco, Estados Unidos. Segundo a empresa, o recurso será habilitado aos poucos.

Desde o lançamento do Google Instant, apenas usuários da França, Alemanha, Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, Itália e Espanha conseguiam usar o recurso. Porém, de acordo com a empresa, em breve, todos os usuários brasileiros poderão ter seus temas de busca “adivinhados” pelo Google.O Google Instant tenta adivinhar o que o usuário quer buscar. Conforme a pessoa vai digitando na barra de buscas, ele, automaticamente, já apresenta os resultados na tela, sem a necessidade de teclar enter. “Pode não parecer muito em princípio [o tempo economizado com as buscas], mas isso se acumula. Com o Google Instant, a nossa estimativa é economizar um total de 11 horas a cada segundo que se passa para todos nossos usuários”, informa o blog da empresa.
O recurso de busca instantânea se baseia no conceito de que as pessoas digitam mais lentamente do que leem – 300 milisegundos entre digitar teclas e apenas 30 milisegundos para olhar para uma parte da página na web. “A mudança mais óbvia é que você chega ao conteúdo correto muito mais rápido que antes porque você nem ao menos terminou de digitar o termo buscado, ou mesmo pressionou o botão Buscar”, informa a página do recurso.
Outra mudança, segundo a empresa, é que ver resultados enquanto digita o termo ajuda a uma pessoa a formular melhor sua busca. “É possível adaptar a busca e fazer com que ela combine exatamente com o que você quer enquanto digita”, continua.
Além do Brasil, outras 68 nacionalidades começarão a receber o Google Instant a partir desta terça-feira.
Do celular para o computador
No mesmo evento, a empresa apresentou o recurso de busca por imagem e voz para desktop – ambos os recursos já estavam disponíveis para o sistema Android com o Google Goggles e o Google Voice Search, respectivamente.
Com o recurso de busca por imagem, o usuário poderá arrastar uma foto para a barra de busca e o Google irá achar imagens semelhantes ou relacionados à ela. A busca por imagem também funcionará para quem copiar e colar uma URL na barra de busca.  O recurso ainda não está habilitado para todos os usuários.
Já a busca por voz, a princípio, estará disponível apenas para usuários do navegador Google Chrome. A barra de buscas irá apresentar um microfone e o usuário, para fazer buscas, deverá clicar sobre ele e dizer em seu microfone o termo ou frase que quer procurar no serviço.
Ambos os recursos ainda estão em fase de desenvolvimento. Os usuários que quiserem testar podem fazê-lo acessando o Google Labs.

Fonte: Uol Tecnologia

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

Cursos Online é Cursos 24 Horas