Os gravadores de CD são compatíveis com vários tipos de disco. O tipo mais comum é o CD-R, que só pode ser gravado uma vez e geralmente guarda 650 Mbytes de dados ou 74 minutos de música (há versões de maior capacidade).
Como a gravação queima pedaços do disco, ela não pode ser desfeita, mas não é necessário usar todo o CD-R de uma única vez: programas como o Nero permitem gravar o disco aos poucos. Mas discos gravados nesse modo (Multisession) só podem ser usados em PCs.
Observando-se as várias marcas de CD-R disponíveis no mercado, a variedade de cores chama a atenção: há discos de superfície verde, azul, dourada ou prateada. Essa diferença existe porque cada fabricante usa diferentes substâncias químicas na produção, mas não existe um consenso científico sobre o assunto.
Portanto, teste várias marcas até descobrir a que melhor funciona com o seu gravador. Além disso, tome mais cuidado com os discos baratos, vendidos sem identificação do fabricante: embora funcionem bem, eles tendem a ser mais frágeis.
Indicado para fazer backups e transferir arquivos entre computadores, o CD regravável (CD-RW) pode ser apagado e reutilizado muitas vezes. Ele custa um pouco mais caro e só pode ser lido no próprio gravador ou em leitores compatíveis com o padrão MultiRead (caso de vários modelos mais novos).
A capacidade do CD-RW é de 650 Mbytes, mas alguns programas a reduzem para 530 Mbytes. Essa desvantagem tem uma compensação: o usuário pode salvar arquivos diretamente no CD regravável, como se ele fosse um disco rígido adicional.
Também existe outro tipo de disco, que é utilizado nas máquinas que copiam CDs de música dispensando o PC. Ele se chama CD-R Audio e tem uma desvantagem marcante: custa muito mais caro do que os discos usados no micro, pois os fabricantes precisam pagar direitos autorais à indústria fonográfica.
Dica de conservação: Para evitar danos a seus CDs, só escreva neles usando canetas especiais, que podem ser encontradas em lojas de informática.
Fonte: www1.folha.uol.com.br
0 comentários:
Postar um comentário