sexta-feira, 10 de junho de 2011

Conhecendo as ferramentas do Corel Draw


Saber a função de cada uma das ferramentas do Corel Draw é essencial para quem deseja dominá-lo. Este tutorial ajuda a compreender para que serve uma das partes mais importantes do programa. Já que sem a caixa de ferramentas não é possível criar nada no editor vetorial. Para fazer o tutorial foi utilizado o CorelDraw 9.0 em Português.
Veja abaixo uma foto tirada da caixa de ferramentas. Os ícones das ferramentas estão todos numerados. Isso facilitará o entendimento do tutorial, pois a explicação está numerada de acordo com a imagem.
Perceba que abaixo de alguns ícones há uma "setinha" indicando que há mais ferramentas neste menu. Não se preocupe que veremos quais são e para que servem mais a frente.
1. Conhecida como ferramenta de Seleção, é a ferramenta utilizada para selecionarmos e arrastarmos objetos.
2. Conhecida como ferramenta de Forma, serve para alterarmos a forma de um determinado objeto. Sua tecla de atalho é a tecla F10.
3. Esta é a famosa ferramenta de Zoom. Serve para ampliarmos os objetos na tela para facilitar o trabalho. Tem como atalho a tecla F2.
4. Esta é a ferramenta chamada Mão Livre. Serve para desenharmos livremente no "palco" ou tela. O Corel será o mais fiel possível quando você estiver utilizando esta ferramenta, sendo que você pode alterar em suas propriedades sua suavização.
5. A ferramenta Retângulo serve para desenharmos retângulos e quadrados. A tecla de atalho desta ferramenta é o F6.
6. A ferramenta Elipse serve para construirmos elipses e círculos. A tecla de atalho desta ferramenta é o F7.
7. A primeira ferramenta deste menu chama-se Polígono e serve para desenharmos polígonos e estrelas. Tem como atalho a tecla Y.
8. Esta é a ferramenta de texto do CorelDRAW. Podemos criar tanto uma moldura para inserirmos um texto quanto um Texto Artístico. Tem como atalho a tecla F8.
9. A primeira ferramenta deste menu que nos permite aplicar preenchimentos interativos, que podem ser: Uniforme, Gradiente, Padrão, Textura e PostScript.
10. Esta é a ferramenta que nos permite aplicar uma transparência Interativa, que pode ser: Uniforme, Gradiente, Padrão e Textura.
11. A primeira ferramenta do Menu que nos permite aplicar uma mistura interativa entre dois objetos.
12. A primeira ferramenta deste Menu chama-se Conta-Gotas e serve para capturarmos uma cor de algum objeto, por exemplo.
13. Este é o menu dos contornos. Nele podemos escolher a cor do contorno, seu tamanho, etc.
14. Este é o menu com as opções de preenchimento, podendo ser textura, uniforme, gradiente.

Os menus da caixa de ferramentas
Faca: serve para cortarmos um objeto ou parte dele.
Borracha: serve para apagarmos um objeto ou parte dele.
Transformação livre: serve para aumentarmos, diminuirmos ou transformarmos um objeto.
  
Neste menu temos a ferramenta deZoom que já vimos e também a ferramenta "enquadramento" que serve para navegarmos pela tela, visualizando a mesma.
  
Bézier: permite-nos criar curvas.
Mídia Artística: permite-nos adicionar pinceladas ao objeto.
Dimensão: permite-nos criar curvas inclinadas, deitadas...
Linha de conexão: permite-nos criar uma linha de conexão para conectarmos a outra linha.
Conector Interativo: podemos criar linhas de fluxo.
  
Espiral: permite-nos criar um espiral.
Papel Gráfico: esta permite-nos criar uma grade.
  
Além da ferramenta de Preenchimento interativo, temos a ferramenta dePreenchimento interativo de malha. Usando esta ferramenta nosso objeto ficará como se fosse um quadro de xadrez, sendo que podemos alterar as propriedades de preenchimento de cada "casa/quadrado".
  
Contorno Interativo: permite-nos criar um contorno Interativo. Por exemplo, nosso contorno pode começar de fora e ir diminuindo para dentro.
Distorção Interativa: o próprio nome já diz. Podemos distorcer um determinado objeto.
Envelope Interativo: permite-nos adicionar vários nós ao objeto, modificando sua forma.
Extrusão Interativa: permite-nos dar a aparência de 3D a um objeto.
Sombreamento Interativo: permite-nos adicionar um sombreamento ao objeto.
  
Além do Conta Gotas, possuímos a ferramenta Lata de Tinta. Após usar o conta gotas para capturar a cor de um objeto, utilize a lata de tinta para aplicar esta cor a algum objeto, inclusive no contorno.
  
Neste menu temos várias opções deContorno. A segunda serve para alterarmos a cor do contorno, a terceira para deixarmos um objeto sem contorno, a quarta para utilizarmos a espessura mínima e as seguintes são outras espessuras de contorno (1/2 ponto, 2 pontos, 8 pontos...).
  
Este menu nos mostra as opções de preenchimento. Veja o significado de cada botão:
1. Mudar a cor do preenchimento
2. Preenchimento Gradiente
3. Preenchimento de padrão
4. Preenchimento de textura
5. Preenchimento de PostScript
6. Sem preenchimento
7. Janela de encaixe de cor. Abre uma janela mostrando tipo de cor, o código RGB por exemplo.

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